Viajar em Gibraltar • Guia de Viagem

Mapa de Gibraltar no Mundo
Mapa de Gibraltar no Mundo

Território britânico ultramarino de Gibraltar

  • Capital: Gibraltar
  • Língua oficial: Inglês
  • Governador: Sir Adrian Johns
  • Primeiro-ministro: Fabian Picardo
  • População 2008: 29.431 habitantes
  • Moeda: Libra de Gibraltar
  • Área Total: 6.8 km²
  • Fuso horário: UTC­+1 a +2
  • Código telefónico internacional: +350
  • Clima: Mediterrânico
  • Visto: Não é preciso visto
  • Fronteiras: Espanha
Viajar em Gibraltar • Guia de Viagem 1

Locais a não perder numas férias em Gibraltar: Trafalgar Cemetery, Nelson’s Anchorage, One Hundred Ton Gun, Parson’s Lodge, Gibraltar War Memorial, Great Siege Tunnels, macacos à solta, St Michael’s Cave, Castelo Mouro, World War II Tunnels, The Gibraltar Museum, Cathedral of St Mary the Crowned, Anglican Cathedral of the Holy Trinity, King’s Chapel, Mesquita na Europa Point

Gibraltar é uma cidade independente localizada numa península bem no Sul de Espanha, em frente a Algeciras. Esta cidade autónoma do Reino Unido tem até a sua própria moeda chamada de Libra de Gibraltar. Visitar Gibraltar e não passar pela Cidade de Gibraltar, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Tive a oportunidade de visitar Gibraltar em 2008 durante a vinda da viagem a Marrocos. Aproveitei assim o facto de viajar em Marrocos de carro, e ter que voltar para Portugal, para desviar o caminho durante 2 dias e ir visitar Gibraltar.

Gibraltar é um local muito interessante, com uma cultura e história muito britânica mas, localizado no sul da Península Ibéria. É engraçado ver também como essa cultura britânica se misturou e criou uma cidade única em que se sente o exotismo da mistura.

Macaco selvagem no topo do Rochedo, Visitar Gibraltar
Macaco selvagem no topo do Rochedo, Visitar Gibraltar

Gibraltar é um destino pequeno e dá para ver perfeitamente em 2 ou 3 dias. Há muitos monumentos militares, alguns museus, os túneis na montanha, os macacos, e a zona chamada Europe Point que tem um farol e uma mesquita gigante oferecida pela Arábia Saudita.

Gibraltar corresponde na realidade a uma pequena península com uma pequena fronteira terrestre a norte com a Espanha. Gibraltar é limitada pelo Mar Mediterrâneo no Estreito de Gibraltar e pela Baía de Gibraltar já no Atlântico. É então um ponto geográfico estratégico muito importante sendo assunto de disputa entre o Governo Espanhol e o Governo do Reino Unido.

Dicas rápidas para Gibraltar:

  • Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos monumentos, museus ou outros locais de interesse
  • Suba à Upper Rock Nature Reserve – a melhor vista de Gibraltar
  • Faça uma free walking tour
  • Dentro do túnel do cerco há várias aberturas em que tem vistas panorâmicas do rochedo, da cidade, e de Marrocos
  • Faça uma free walking tour
  • Veja os aviões a aterrarem no aeroporto desde o topo da rocha
  • Tenha cuidado com os macacos. Não coma perto deles porque pode ser atacado
  • Apesar de ser muito cliché e turístico, terá de tirar uma foto junto aos macacos
  • Para um local tão pequeno que facilmente se anda a pé, tem uma série de monumentos e locais que valem a pena ver.
  • No centro da cidade há umas quantas igrejas e catedrais, o Museu de Gibraltar – Gibraltar Museum com uma colecção vasta de coisas desde a idade da pedra até aos tempos presentes, passando pelas várias épocas da história durante o grande cerco e a 2ª Guerra Mundial.

Quando viajar em Gibraltar


Para saber quando ir de férias a Gibraltar você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Gibraltar é entre os meses de Abril a Outubro, época ideal para desfrutar de temperaturas amenas e tempo seco.

O clima de Gibraltar é do tipo mediterrâneo, representado por temperaturas suaves no Inverno e quentes no Verão. A época chuvosa ocorre entre os meses de Novembro e Março, surgindo raramente no resto do ano. As temperaturas no Verão, entre Abril e Outubro, vão dos 15º C aos 25º C, enquanto que no Inverno a mais baixa é de 10º C e a mais alta 17º C.


História de Gibraltar


Vista de Gibraltar

A história de Gibraltar tem início há cerca de 100 mil anos a.C., data que marca os primórdios da ocupação humana neste território. Começou por ser habitada pelos homens neandertais, mas mais tarde, estabeleceram-se aqui povos como os cartagineses, romanos, muçulmanos e espanhóis. Os mouros, já estabelecidos no Norte de África – Marrocos, foram expandindo o seu território, entrando na Europa, mais propriamente na Península Ibérica. No entanto, em 1462, os espanhóis de origem católica, reconquistaram a Espanha e expulsaram os muçulmanos com sucesso. Em 1704 Gibraltar foi entregue à Grã-Bretanha, no Tratado de Utrecht, sob forma de pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola, o qual referia que a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, tal como o porto, fortificações e fortes, ficariam sobre o poder dos britânicos. Mas esta situação não invalida, naturalmente, a relação estreita entre Gibraltar e Espanha. Durante os tempos da ditadura, as duas partes não estabeleciam comunicação, resultando em fronteiras comerciais fechadas a mando de Franco.


Geografia de Gibraltar


A geografia de Gibraltar conta com a área territorial de 6,5 Km2, representa uma pequena península localizada no Sul da Península Ibérica. Faz fronteira a Norte com Espanha, através de uma pequena e estreita porção de terra, sendo que é ao longo de 12 Km de costa, limitado pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar (canal de água que liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo) e pela Baía de Algeciras. As fronteiras foram decididas no Tratado de Utrecht, que apesar de ter definido a zona terrestre, não deu o controle das águas territoriais que cercam Gibraltar. O cenário paisagístico é composto, essencialmente, por um rochedo enorme localizado ao centro da península, denominado por Rochedo de Gibraltar, que conta com 426 metros de altitude. Gibraltar tem uma área protegida, a Upper Rock Nature Reserve e as Grutas de St Michael que se localizam a 300 metros abaixo do nível do mar.


Cultura de Gibraltar


Centro de Gibraltar

A cultura de Gibraltar sempre foi dependente de uma constante passagem pelos mais variados povos, uma vez que fica localizado entre a Europa e África. Esta península, apesar de ser um território britânico onde internamente é regido pelo governador de Gibraltar, embora o chefe de estado seja a Rainha Elizabeth II, recebe imensas influências vindas de Espanha, país bastante importante para o fornecimento de água e de recursos aqui escassos, tal como é bastante influenciado pelo Norte de África. É assim um ponto de passagem de muitos turistas e emigrantes ilegais (via o Estreito de Gibraltar), onde existe uma mistura bastante interessante da língua espanhola e a cultura inglesa. Encontramos aqui uma grande variedade de comércio, onde é comum encontrar artesãos e lojas de couro e de jóias numa imensa avenida, onde tem equipamentos turísticos preparados para receber os seus visitantes. O Upper Rock Nature Reserve é uma área protegida de visita obrigatória e não deixe de beber um bom chá em qualquer canto de Gibraltar.


Turismo em Gibraltar



A Montanha de Tarique


O nome Gibraltar tem origem na expressão árabe jabal al-Tariq que significa “Montanha de Tarique”. A montanha, um rochedo militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, protege o estreito que une África ao continente europeu. O nome Gibraltar tem por finalidade perpetuar os feitos do general árabe muçulmano Tariq ibn Ziyad que no ano de 711 d.C., ao tomar o reino visigótico na Península Ibérica acabou e pôs fim ao extermínio em massa de judeus naquela região. Gibraltar é chamada de “Gib” ou “The Rock” (o Rochedo).

Esta península divide-se em 4 zonas:

  • Town Area
  • Upper Rock Nature Reserve
  • South Area
  • East Side

Uma coisa muito interessante foi que logo quando cheguei, tive que ficar à espera que dois aviões levantassem voo e aterrassem na pista do aeroporto. A península para, ninguém passa porque a pista de aviões separa a zona da fronteira da cidade em si.


Tours em Gibraltar



Restaurantes em Gibraltar

Há muita oferta de restaurantes por toda a cidade. Várias coisas à escolha, desde o mais fast-food até ao restaurante luxuoso. Há muitos bares com música ao vivo onde se pode comer.


Hotel em Gibraltar


Cheguei a Gibraltar umas 2 horas antes de anoitecer. Depois de passar o ferry-boat de Marrocos, no percurso Ceuta Algeciras segui para Gibraltar a uns 20km de distância. Segui pela Main Street e o 1º hotel que vi foi o que entrei e fiquei. Desde onde estacionei o carro até à Praça Casemates Square são cerca de três minutos a pé. Lembre-se que além dos hotéis em Gibraltar, pode ainda ficar num dos vários hotéis em La Línea de la Concepción, cidades espanhola junto a Gibraltar. Pode ter mais escolha de hotéis e a melhores preços.

Há poucas opções de alojamento mais barato em Gibraltar. Vejas os preços da Engineer Guest House que fica na Engineer Lane.


Rock Hotel


Este magnífico hotel de referência está situado no Rochedo de Gibraltar e tem uma vista deslumbrante. Construído em 1932, está decorado em estilo colonial, e entre os seus famosos clientes do passado inclui-se Sir Winston Churchill.

Os quartos do Rock Hotel disponibilizam televisão por satélite e equipamentos para confeccionar chá e café. Todos têm também casa de banho própria e varanda com vista para o mar.

O restaurante do hotel goza de vista panorâmica sobre a Baía de Gibraltar, na parte continental de Espanha e os Montes Rif, em Marrocos. Serve cozinha britânica com influência Africana, bem como peixe e marisco fresco da região.

Contactos do Rock Hotel, Gibraltar

  • Endereço: 3 Europa Road, GX11 1AA, Gibraltar
  • Telefone: +350 200 73000
  • Página de Internet: Rock Hotel Gibraltar

Queen’s Hotel


Viajar em Gibraltar • Guia de Viagem 2

O Jardim Botânico Alameda e o teleférico de Gibraltar estão ambos a menos de 100 metros do Queen’s Hotel. Alguns quartos no Queen’s incluem uma varanda que oferece vistas panorâmicas sobre o Mar Mediterrâneo.

O pequeno-almoço é servido no restaurante do hotel, que tem vistas panorâmicas sobre o Rochedo de Gibraltar. O espaçoso bar e área de estar apresentam tectos com vigas de madeira expostas e tradicionais arcos de tijolo.

Contactos do Queen’s Hotel, Gibraltar


Mapas de Gibraltar



Dinheiro em Gibraltar


A moeda de Gibraltar chama-se Libra gibraltina. O dinheiro em notas em Gibraltar estão disponíveis em 1 libra, 5 libras, 10 libras, 20 libras e 50 libras.

Nota de 5 libras

Moeda de Gibraltar, dinheiro de Libras gibraltinas

Castelo dos Mouros e Tavik ibn Zeyad.

Nota de 20 libras

Moeda de Gibraltar, dinheiro de Libras gibraltinas

Praça John Mackintosh.

Nota de 10 libras

Moeda de Gibraltar, dinheiro de Libras gibraltinas

Grande praça com borboletas e perdizes.

Nota de 50 libras

Moeda de Gibraltar, dinheiro de Libras gibraltinas

Winston Churchill e aviões britânicos.


Roteiros em Gibraltar


ROTEIRO GIBRALTAR
ROTEIRO GIBRALTAR

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Gibraltar de maneira independente. Itinerários de turismo em Gibraltar em Gibraltar.

1 Dia em Gibraltar
Pilar de Hercules
Portão dos Judeus
Gruta de St Miguel
Visita aos Macacos de Gibraltar
Subir ao topo do Monte

2 Dias em Gibraltar

Visita aos Macacos de Gibraltar
Centro da Cidade
Catedral de Santa Maria
Museu de Gibraltar
Catedral da Santa Trindade
Canhão 100 Ton Gun

3 Dias em Gibraltar

Ponta da Europa
Farol da Trindade
Pilar de Hercules
Portão dos Judeus
Gruta de St Miguel
Visita aos Macacos de Gibraltar
Subir ao topo do Monte
Castelo dos Mouros
Torre de Menagem
Canhão 100 Ton Gun
Catedral da Santa Trindade
Museu de Gibraltar
Centro da Cidade
Catedral de Santa Maria


Curiosidade de Gibraltar


“Colunas de Hércules é o nome dos promontórios que existem à entrada do estreito de Gibraltar, um em África (o monte Hacho) e outro na Europa (o rochedo de Gibraltar).

O nome provém da mitologia grega, em que se conta que Hércules para realizar um de seus doze trabalhos, teria necessidade de transpor um estreito marítimo. Dispondo de pouco tempo, resolveu abrir o caminho com seus ombros ligando assim o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. De um lado, ficou um grande rochedo, mais tarde chamado Gibraltar (monte Calpe) e do outro lado o monte Hacho (Abília), a leste de Ceuta. Os dois montes depois de separados passaram a ser denominados “Colunas de Hércules”, ou “Pilares de Hércules”. Este marco foi ultrapassado pelos fenícios e por suas rotas marítimas, quando buscavam matéria-prima para a manufactura de tecidos, vidros, etc., para comerciar com o Egipto.”

Source: WIKIPEDIA.


Bandeira de Gibraltar


Bandeira de Gibraltar
Bandeira de Gibraltar

Bandeira de Gibraltar é a bandeira oficial do território de Gibraltar.

A bandeira com o Brasão do território foi concedida pelos reis Fernando e Isabel de Espanha em 1502 e confirmada como bandeira oficial pelas autoridades britânicas em 1936.

O castelo e a chave representam a importância estratégica da fortaleza de Gibraltar como chave do mar Mediterrâneo.


Enclave / Exclave


Em geografia, um enclave é um território totalmente cercado por um território estrangeiro. Se um outro país tem soberania sobre ele, pode-se também chamar este país de exclave.

Um tal território é assim:

  • um enclave do território estrangeiro que o cerca
  • um exclave do país que usufrui da soberania sobre ele

Outros exemplos que não podem ser tecnicamente considerados enclaves são os territórios atingíveis por águas internacionais, como os casos de Oecussi-Ambeno (Timor-Leste), as cidades de Ceuta e Melilla (Espanha), Gibraltar (Reino Unido) Cabinda (Angola), Kaliningrado (Rússia) e a zona de Dubrovnik, na Dalmácia (Croácia).

No entanto, se a linha de costa for significativa em termos de comprimento, o país não é tido por enclave; exemplos são os casos de Portugal (só tem fronteira com Espanha), Coreia do Sul (só tem fronteira com a Coreia do Norte).