Viajar em Omã • Guia de Viagem

Mapa de Omã no Mundo
Mapa de Omã no Mundo

Sultanato de Omã

  • Capital: Mascate
  • Língua oficial: Árabe
  • Sultão: Qaboos bin Said Al Said
  • População 2009: 2.845.198 habitantes
  • Moeda: Rial
  • Área Total: 309.500 km²
  • Fuso horário: UTC+4
  • Código telefónico internacional: +968
  • Clima: Deserto
  • Visto: Para nacionais portugueses é só preciso passaporte. Compra-se o visto na fronteira.
  • Fronteiras: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Iémen.
Viajar em Omã • Guia de Viagem 1

Locais a não perder numas férias em Omã: Muscat, Nizwa, Salalah, Masirah, as inúmeras fortalezas espalhadas pelo país, Samail, Monte Djebel Akhdar


Coisas que gostei em Omã


  1. Pessoas simpáticas e comunicativas,
  2. País seguro para viajantes,
  3. Paisagens surpreendentes,
  4. Grandes praias,
  5. Montanhas de tirar o fôlego,
  6. Mercados coloridos e cheios de vida,
  7. Mais de 500 castelos históricos e fortes,
  8. Sítios arqueológicos interessantes.

Quando viajar em Omã


Castelo Hosn em Samail, Visitar Omã
Castelo Hosn em Samail, Visitar Omã

Para saber quando ir de férias em Omã você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Omã é durante os meses de Inverno (entre Novembro e Março), uma vez que as temperaturas são bastante mais agradáveis.

O clima de Omã é árido e muito quente, sendo também bastante húmido nos meses de Verão. As temperaturas são muito contrastantes entre o dia e a noite, pois durante o dia chegam a atingir os 50º C. A zona mais chuvosa encontra-se no Sul do Dhofar, embora ao longo da costa o clima seja mais ameno.

Omã é um país fascinante para passar férias. Visitei Omã durante 18 dias espectaculares. Adorei o país e as pessoas. Aluguei um carro em Muscat e explorei um pouco por todos os recantos de Omã e também a Ilha de Massira e Ras Musandam. Este é sem dúvida um dos meus países favoritos, o qual quero visitar novamente no futuro. Omã é uma mistura de cultura árabe, africana, golfo, com arquitectura muito exótica e paisagens de montanha e oásis deslumbrantes.

Visitar Omã – Roteiros e Dicas de Viagem

História de Omã


dunas do deserto de de Ramlat as Sahmah


A história de Omã tem início na Antiguidade, quando este sítio já era considerado um local imprescindível na actividade comercial. Em sumério, a região de Omã é denominada como “Magan”, a qual foi governada pelo Império Aquemênida em 563 a.C.. As tribos árabes chegaram à região no século I, dominando os persas, que perderam o seu poder na região. Os muçulmanos Ibadi conseguiram estabelecer-se em Omã, criando um imanato, o qual subsistiu até ao século XX. Mascate, foi visitado e conquistado pelos portugueses no século XVI, onde ficaram até à investida militar e com sucesso por parte dos otomanos no final do século XVII. Quando os sultões, formados por Ahmed Ibn Said, se organizaram, expulsaram os otomanos no século seguinte. No século XIX, Omã tornou-se numa potência económica, com a protecção da Grã-Bertanha. O sultão Qabook bin Said Al Said deu a indicação que Omã e Mascate, iriam chamar-se somente Omã.


Geografia de Omã


A geografia de Omã conta com a área territorial de 212 460 Km2, localizado no Sudoeste Asiático, mais propriamente no Sudeste da Península Arábica, no pequeno enclave entre a Península de Musandam e o Estreito de Ormuz. Inclui-se neste território também as ilhas Masirah e al-Hallaniyah. Este país é banhado a Nordeste pelo Golfo de Omã, tal como pelo Mar da Arábia a Sudeste, e faz fronteira com o Iémen a Sudoeste, com a Arábia Saudita a Oeste e com os Emirados Árabes Unidos a Noroeste. O cenário paisagístico aqui presente é composto principalmente por uma planície no Norte, mais conhecida por Batinah, assim como pelas montanhas de Hagar e pequenos portos piscatórios que se formam num planalto, situado ao Sul. A Cordilheira de Hajar, situada paralelamente à Costa do Golfo de Omã, atinge altitudes de 3 000 metros, sendo o ponto mais alto com 3 107 metros, no Monte Djebel Al-Akhdar.


Cultura de Omã


A cultura de Omã tem a sua base no islamismo, embora tenha desenvolvido uma ramificação desta doutrina religiosa denominada por ibadismo, embora o sunismo e o xiismo também sejam praticadas. Têm como tradição a utilização do “dhow”, uma embarcação a vela que foi utilizada durante séculos, inicialmente para servir o comércio. Actualmente é utilizado também para a actividade da pesca e no Turismo, por isso, é bastante comum encontrá-lo por toda a costa. Existe uma grande frota nos portos de Sohar, Salalah e Mascate, tal como em Sur, o maior centro de fabricação deste tipo de embarcação. Os homens têm por hábito usar a dishdasha, um manto sem gola, com mangas compridas e que chega ao tornozelo, por norma de cor branca. O turbante “muzzar” é outro acessório indispensável. As mulheres usam as sirwal (calças) e o lihaf (lenço da cabeça). O evento principal é, sem dúvida, o Ramadão, o mês dedicado ao jejum.


Turismo em Omã



Mapas de Omã



Roteiros em Omã


Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias em Omã de maneira independente. Itinerários de turismo em Omã seja de 6, 7 ou 9 dias.

6 Dias em Omã
Dia 1 Mascate
Dia 2 Mina Qabus
Dia 3 Jabal Shams
Dia 4 Jabal Shams
Dia 5 Mina Qabus
Dia 6 Mascate

9 Dias em Omã

Dia 1 Mascate
Dia 2 Nizwa
Dia 3 Nizwa
Dia 4 Bahlah
Dia 5 Ibri
Dia 6 Ibri
Dia 7 Salalah
Dia 8 Salalah
Dia 9 Mascate

1 semana em Omã

Dia 1 Mascate
Dia 2 Sur
Dia 3 Sur
Dia 4 Masira
Dia 5 Masira
Dia 6 Masira
Dia 7 Mascate


Vamos continuar a ler: