Fotos que vos farão querer visitar a Arábia Saudita

Ultimamente as pessoas têm-se mostrado bastante curiosas em relação à Arábia Saudita, procurando fotos do país. Isto deve-se ao recente programa de vistos saudita que permite a várias nacionalidades de receberem um visto à chegada ao aeroporto ou e-visa pela Internet.

A Arábia Saudita abriu apenas recentemente as suas portas ao turismo estrangeiro. Este país desconhecido tem várias maravilhas naturais e históricas que fazem com que grande parte dos viajantes aventureiros o queiram visitar.

Nesta publicação partilharei convosco algumas imagens, o Top 43 de fotografias que vos farão querer visitar a Arábia Saudita.

Duas semanas na Arábia Saudita

Um pequeno vídeo da minha viagem de duas semanas pela Arábia Saudita


Fotos da Arábia Saudita

FOTO ARÁBIA SAUDITA
FOTO ARÁBIA SAUDITA

A Arábia Saudita é um dos países desérticos mais fotogénicos que alguma vez visitei, e está repleto de locais fotográficos de tirar o fôlego.

A Arábia Saudita é um país islâmico, com um regime político que pode ser definido como uma teocracia e onde predomina um ramo do Sunismo, Wahhabismo ou Salafismo. 

Esta vertente religiosa inspira-se nos ensinamentos do clérigo Muhammad ibn Abd al-Wahhab, que viveu no século XVIII.

FOTO ARABIA SAUDITA
FOTO ARABIA SAUDITA

Na Arábia Saudita, a Constituição é o Corão e a tradição é definida por Mohammed, isto é, o sistema legal está baseado na Sharia ou Lei Islâmica. A profunda influência do clero manifesta-se em todos os aspetos da Arábia Saudita, incluindo a política. Quando visitarem a Arábia Saudita vão reparar que a religião está em todo o lado.

De acordo com as últimas estimativas, a população da Arábia Saudita é de quase 34 milhões. Cerca de 1/5, ou 7 milhões, vive na capital, Riad. Pode parecer um número considerável, mas tendo em conta a vasta área do país, 2,149,690 km2, não se pode dizer que seja um país populoso.

FOTO ARABIA SAUDITA
FOTO ARABIA SAUDITA

Para ficarem com uma ideia, a Arábia Saudita tem cerca de metade do tamanho de toda a União Europeia. Assim, enquanto que na Arábia Saudita existe uma média de 16 habitantes por quilómetro quadrado, na Holanda este número é de 417 e em Portugal 115. Se gostam de paisagens desérticas, têm de visitar a Arábia Saudita pelo menos uma vez na vida. 

A Arábia Saudita ocupa cerca de 80% da península arábica, ocupando toda a sua área central. Esta península desértica é uma clara área de transição: separa a África da Ásia e o Mar Mediterrâneo do Oceano Índico. 

A capital da Arábia Saudita é Riad, uma verdadeira megalópole com quase sete milhões de habitantes, localizada no centro do país. Apesar de até ao final da II Guerra Mundial não passar de uma pequena cidade provincial, a localidade existia desde tempos antigos sob o nome de Hajr, uma designação que se manteve até ao século XVI.

Os costumes populares na Arábia Saudita não poderiam deixar de ser influenciados pela omnipresença do Islão no país e o conservadorismo prevalecente. Por outro lado, deve ser tido em conta que há apenas 50 anos atrás a Arábia Saudita era um país pobre com uma pequena população que vivia essencialmente de uma forma nómada. 

FOTO ARABIA SAUDITA
FOTO ARABIA SAUDITA

Os códigos islâmicos, que têm estado em vigor há séculos, que correspondem a este cenário, não foram totalmente dissolvidos, e muitos costumes e etiqueta social saudita baseiam-se nas regras de tempos antigos. 

A hospitalidade e a ajuda mútua são um desses traços. Não se sobrevive no deserto sem o apoio da tribo, do grupo, do vizinho.

Na Arábia Saudita, a cidadania e o Islão estão ligados: apenas os muçulmanos podem ser cidadãos e até uma licença de residência permanente depende dessa fé. 

Até agora tem sido um dos países do mundo que mais resistência oferece ao turismo, que tradicionalmente é visto como uma ameaça ao status quo existente.

A cidade de Meca será sempre um local interdito a não-muçulmanos. Na costa da Arábia Saudita, banhada pelo Mar Vermelho, existem praias de águas cristalinas que o Príncipe da Arábia Saudita planeia promover como concorrência aos resorts do Dubai

A par destas estão ainda os grandes desertos, as ruinas nabateias, cidades desertas e cidades fortificadas de argila. Apesar de a capital do país, Riad, ser essencialmente uma megalópole moderna, a segunda maior cidade, Jeddah, tem tanto charme que a UNESCO incluiu o seu centro histórico na Lista de Património Mundial, juntando-se a quatro outros locais que gozam do mesmo estatuto.

FOTO ARABIA SAUDITA
FOTO ARABIA SAUDITA

O vista de turista para a Arábia Saudita costumava ser quase impossível de obter. Os vistos de turista podem agora ser obtidos online, para que os locais magníficos da Arábia Saudita possam ser admirados por visitantes de todo o mundo.

Veja ainda: